terça-feira, 16 de outubro de 2012

Encontrado planeta com quatro sóis



Um planeta com dois sóis sempre foi algo que os fãs da série gostariam que existisse — e algo próximo a isso aconteceu em 2011, quando um planetoide semelhante foi encontrado. Agora, tanto realidade quanto fantasia foram deixadas para trás, pois foi localizado um planeta com quatro sóis.

Voluntários encontraram dados abertos ao público pela NASA que indicavam a existência de um planeta presente em um sistema solar com duas estrelas, que orbitavam outros dois sóis. Astrônomos do Hawaii resolveram pesquisar os dados e comprovaram a existência do PH1, nome dado ao novo planeta.

O PH1 é um planeta gasoso, com um raio seis vezes maior que o da Terra. Cientistas explicam que um sistema solar parecido com o encontrado, com quatro estrelas que orbitam entre si, não é incomum, mas é a primeira vez que é comprovada a existência de um planeta em um deles.

Segundo cientistas, novos estudos devem ser feitos para entender como um planeta conseguiu se desenvolver em um ambiente tão dinamicamente desafiador como esse.
E agora, você ainda considera Tatooine o melhor planeta com múltiplos sóis ou o PH1 tomou o seu lugar só pela quantidade de estrelas que ele orbita? Vale lembrar que só um deles foi lar de Mestres Jedi.

Nenhum comentário:

Postar um comentário